Peças compatíveis– Yamaha Virago 250

Vento - Mecânica - 01.11.2021

Yamaha Virado 250 – Taiana – Foto: DGWorks

Fala pessoal! Como eu havia comentado estamos repostando uma série que montamos na época da Head Biker Motorycles que ajudou uma galera arrumar ou ajustar sua moto, sem ficar escrevo dos valores exorbitantes das peças originais que muitas vezes são usadas em outras motocicletas ou veículos e possuem um preço bem menor do que os encontrados na concessionária, não é mesmo? Então agora é a vez da clássica Viraguinho, uma moto que tive o prazer de ter e rodar muito! Com um motor pequeno e forte, econômica e com um estilo impar, essa moto fez/faz a alegria de muita gente ainda!
E para kustomizar ela? Dá para fazer muita coisa legal com ela! Veja essa da foto, uma XV250 ano 2001 e cheia de estilo… Essa é a moto da Taiana, minha esposa e sócia na Head Biker e na Flying Carbs. Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa, não é mesmo? Bora para a listinha marota de peças compatíveis ou equivalentes com a Virago:
  • Amortecedores:
    • Honda CBX 200 Strada (sendo necessária a remoção das buchas de metal internas)
    • Honda CG 125 Titan (é um pouco mais comprida que a original, não fica bonita, mas serve)
    • Suzuki Intruder 125 (é um pouco mais curta que a origina, mas dá um charme muito bom)
    • Kasinski Cruiser II 125 (é um pouco mais comprida que a original, não fica bonita, mas serve)
  • Bateria:
    • Honda CB 400
    • Honda CB 450
  • CDI:
    • Honda CB 500
    • Honda CB 400
    • Honda CB 450
  • Cabo do velocímetro:
    • Yamaha XT 600
    • Yamaha DT 180
  • Relação de transmissão:
    • Yamaha XT 600 Ténéré de 45 dentes
  • Miolo da chave de ignição:
    • Yamaha XT 600 Ténéré
  • Filtro de óleo:
    • Yamaha XT 600
    • Yamaha XV 535 Virago (indicado a troca a cada troca de óleo)
  • Lonas de freio:
    • Yamaha YBR 125
  • Flexível de freio:
    • Yamaha DT 180
    • Yamaha DT 200 (ideal para um Ape-Hanger)
  • Pastilhas de freio:
    • Yamaha RX 180
    • Hoje as pastilhas “paralelas” estão com um preço bem acessível.
  • Pistão para retifica:
    • Honda Biz 125 (Fazendo a retífica do cilindro ele fica certinho e funciona perfeitamente, indico por experiência própria)
  • Retificador ou Regulador de viltagem:
    • Honda CB 400 (precisa de uma pequena adaptação, mas qualquer mecânico consegue realizar sem problemas)
  • Velas de ignição:
    • As velas podem ser adquiridas pelo seu código: CR6HS Resistiva.
  • Manetes de Embreagem:
    • Yamaha RDZ 135
  • Cabo de freio traseiro:
    • Adaptação com o cabo de freio da Honda CG 125 (Tambor) – Precisa de uma adaptação para a conexão com o pedal.
  • Manetes e Manicotos:
    • Esse é um ponto bem polêmico, mas eu recomendo que com o tempo ou mesmo dependendo do seu guidão, colocar os manetes e manicotos da Honda CG Titan (125, 150) para resolver a questão da compatibilidade com espelhos e principalmente pelo posicionamento do reservatório de fluido de freio. Falo isso por experiência própria pois guidões para trocar o fluído de freio em um Ape-Hanger com o reservatório original é uma M. hahahaha
  • Pneu dianteiro:
    • Pneu traseiro da Honda CG 125 Titan
    • Pneu traseiro da Honda CG 150 Titan
    • Pneu traseiro da Yamaha YBR 125

Dica de pneu traseiro:
Se tu queres customizar sua Viraguinho para deixar ela Old School, recomendo colocar o pneu de Fusca (medida 5.60-15), as opções são:

  • Campeão Supremo da Firestone
  • Tornado Alfa da Pirelli
  • Falcon F2 Maggion
  • Technic T300

Dica para abafadores:
Esse eu tenho na minha moto, como os escapamentos estão sendo alvo de fiscalização em diversas cidades, eu indico construir um abafador baseado nas ponteiras “originais” do fusca (carrinho versátil), onde é preciso criar uma bucha de aço no diâmetro do seu escape e colocar ele mais para o final do cano de escape, assim abafando o som da moto. Infelizmente precisaremos fazer isso nas nossas motocas. No post “Abafadores Customizados (clique aqui para ler mai)” contamos com mais detalhes sobre como fazer e como fica a moto com esse item.

Bom, é isso moçada, como comentei no post da Shadow 600, esse é um compilado das informações que já experimentamos ou já vimos com pessoas próximas, caso você tenha uma dica deixe aqui nos comentários e vamos enriquecer a lista para que todos nossos amigos tenham a possibilidade de colocar suas motocas para rodar! Então, Valeu!

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Vento

Fala Pessoal! Eu sou o Vento, um cara que vem há alguns anos (uns 20+-) tomando chuva na estrada literalmente e figurativamente (hehe). Sou apaixonado por motocicletas customizadas seguindo a velha escola, além da kultura kustom em sí. Já fiz algumas contribuições para a kultura e hoje estou aqui para compartilhar o pouco que sei com vocês! Então cola aí e vamos trocar uma ideia!

Comentários

Aqui estão todos os comentários feitos pelos nossos leitores:

Martins

04/09/2024 19:58:37

Olá sou novo aqui gostei muito das dicas ser a que tem algum tensionador da corrente de comando que substitua o original.

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Respostas:

Vento

07/09/2024 22:49:47

Fala Martins, infelizmente não conheço, acredito que essa peça é "exclusiva" para as Shadows/Steed (400cc, 600cc, 750cc). Mas eu tenho visto algumas na faixa de R$ 100,00 na internet... Acredito que vale a pena dar uma garimpada maior para encontrar a um bom preço. Infelizmente eu não consegui encontrar com os contatos.

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João

09/07/2024 10:10:15

Cara, tenho uma virago 250 97 e o cabo de freio traseiro dela arrebentou, tem algum compatível?

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Vento

29/07/2024 19:32:31

Fala João! Dá para usar o cabo de freio da Honda CG 125, porém precisa de uma adaptação para o conector da parte do pedal. Eu fiz na Virago da Taiana, vou tirar umas fotos e postar aqui 😉.

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Gerson Fides

18/06/2024 19:56:37

Um Salve Vento! Tenho uma Viraguinho 250 e preciso trocar os canos de escapamento. Brother alguma dica mais em conta, o mais barato que vi foi no valor de R$ 1.400 no ML. Obrigado e forte abraço!

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Vento

29/07/2024 19:50:50

Fala Gerson! Então, tu podes kustomizar os seus com um tubo de aço carbono (com paredes de 1~1,5mm), onde bastaria remover as ponteiras originais e soldar bem direitinho eles nos coletores originais da sua moto... Aí você pode cromar (que adicionaria um valor considerável na construção do mesmo) ou mais em conta, pintar de preto com uma tinta para alta temperatura. Acredito que saia mais barato que os valores que você encontra por aí já prontos. Caso você queira deixar o ronco dela controlado, você pode ainda colocar os abafadores que indicamos no post Abafadores Kustomizados.

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Wander

16/06/2024 21:04:01

Boa boa meu amigo Meu retentor da bengala está vazando com muita frequencia, desmontei é o tubo de aço está enferrujada e fazendo isso, qual tubo da bengala que posso colocar nela?

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Vento

18/06/2024 12:04:28

Fala Wander. Sei que existem algumas marcas paralelas (krieck por exemplo) de tubos internos que aparentam ser bem feitinhas (Não vi elas de perto) que está na média de uns R$ 350,00 cada. Acredito que é uma boa pedida, já que elas são novas e possuem garantia.

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alessandro alves da silva

16/06/2024 09:05:04

Olaaaaaa! Existe algum chicote paralelo compatível com o da virago?

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Vento

18/06/2024 11:59:56

Fala Alessandro. Tem o chicote da Centech que aparentemente é bem feitinho, mas eu nunca vi um de perto para garantir isso... Ele está na média de uns R$ 800,00.

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Adilson Lima

13/05/2024 11:17:55

Tenho uma virago 250 1997 e gostaria de levantar a traseira dela, qual amortecedor é compatível pois ela esbarra muito no chão principalmente quando estou com minha esposa na agrupa. Meu peso é 80 kg e minha esposa 75 kg troquei os amortecedores a 4 meses coloquei Rafaela porém o problema continua. Obrigado

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Vento

13/05/2024 21:20:08

Fala Adilson. Os amortecedores da Honda CBX 200 são mais longos que os modelos originais da Virago até é uma reclamação comum do pessoal, pois quando se roda sozinho na moto ela fica com um pequeno vão entre o pneu e o paralamas. Eu recomendo você testar colocar ele na sua moto. Além disso se não for o suficiente, dando final de curso, tu podes regular ele para deixar mais rígida, aí acho que pode ajudar. Tenta aí e me fala o que tu achou.

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Lucia

05/05/2024 11:31:08

Qual pedal de cambio compatível com a virago 250

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Vento

10/05/2024 21:46:41

Fala Lucia. Desculpa a demora na resposta! Então, essa peça é muito específica né!? Ainda mais para motos custom... Eu sei que a da V-Blade é semelhante, porém não sei se resolveria pra ti. Outra opção seria comprar na China. Pesquisei aqui rapidamente e vi que o modelo original está na faixa de R$ 70,00... Acredito que valha a olhada. Ainda tem outra opção, pegar um penal mais longo e legar para um torneiro mecânico para adaptar/customizar esse pedal para as medidas da Virago e aqui de olho, rápido, não é complicado fazer não. Se eu tivesse a oficina ainda e com o meu torno, eu me ofereceria para adaptar pra ti, mas infelizmente hoje não tenho meios (ainda). Espero ter ajudado!

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