Abafadores customizados
Vento - Kustomização - 09.05.2023Fala galera… Não sei se por aí onde vocês moram, mas aqui no vale do Itajaí e em há um bom tempo em Curitiba, os escapamentos customizados estão na mira da fiscalização. Isso é um assunto polemico onde muitos concordam com ela e alguns não. Eu particularmente vejo muito abuso de alguns, principalmente por parte de proprietários de motos monocilíndricas de baixa cilindrada e normalmente de alta rotação, que deixa o ronco agudo, estourado e efetivamente incomodo. Além delas, esportivas por sua característica técnicas como o número de cilindros, rotação do motor e a disposição das queimas dos cilindros, estão nesse mesmo cenário, ou seja, incomodas pra caramba (tenho um vizinho Jaspion que tem o escapamento direto, uma M).
Já em motos bicilíndricas em V de baixa rotação o cenário é diferente, o ronco normalmente não é estridente, sendo mais harmonioso. Claro que se estiver com o escapamento direto será incomodo também, mas querendo ou não é diferente o ronco. Enfim… Uma custom tem um ronco mais gostoso, e se colocar um abafador que equalize esse ronco, fica perfeita! Por isso, estou aqui para dar uma dica que me ajudou muito na época de Oficina, onde alguns escapamentos que construímos tinham um abafador que mantém o ronco tradicional e gostoso da motoca, porém equalizado para que não seja incomodo para os vizinhos e ao mesmo tempo que nos permita conversar no sinaleiro.
Eu sei que um escapamento com barulho é seguro, pois “Carro tem ponto cedo e não ponto surdo” – Vento. Mas precisamos efetivamente ter um meio termo, certo?. Se tu concordas comigo, então vamos à dica.
Como construir um abafador eficaz?
Para construirmos um abafado eficiente, precisamos interromper o fluxo do ruído gerado pela câmara de explosão e sua… Explosão, deixando passar um fluxo equacionado dos gases gerados por essa explosão. Básico! Sendo assim, vamos aos ingredientes:
- 2 Ponteiras cromadas (ou não) do fusca;
- 2 Buchas de aço com o diâmetro interno que permita a ponteira do fusca passar por ela de forma justa e o diâmetro externo que seja equivalente ao seu escapamento (recomendo pedir a um torneiro usinar essa peça);
- 1 Máquina de solda elétrica;
- 1 Fazedor de rosca da sua preferência;
- 1 Furadeira convencional;
- 2 Parafusos com a medida da sua preferência;
- 1 tubo de trava parafuso ou uma arruela travante.
Para as duas peças faça:
- Solde 1 bucha em 1 ponteira, colocando essa bucha em uma das extremidades da ponteira;
- Depois com uma furadeira faça um furo na bucha de aço, cuidando para não atravessar ao ponto de furar a ponteira;
- Agora, faça a rosca nesse buraco recém feito, para a medida do parafuso escolhido no meu caso usei um M6;
- No escapamento, meça a uma medida aproximadamente de 25cm do final do escapamento, esse será o ponto que o abafador será instalado, fure;
Pronto, agora é colocar o abafador no escapamento com a bucha virada para o final do escapamento e parafusar com o parafuso com 1 pingo de trava parafuso ou a arruela travante. E está feito um simples abafador para sua moto. Lembrando que caso queira remover o ronco da sua moto, basta instalar esse abafador mais próximo ao final do escapamento, caso queira um ronco mais alto, instale ele mais próximo do início do escapamento (perto do motor).
Veja como ficou:
Confira algumas fotos da peça que construímos na época da oficina:
Esse foi o resultado dos escapamentos feitos com peças artesanais. Fica bem acabado, o ronco fica bom e encorpado, é possível deixar na altura que você desejar, além de que em alguns casos ela deixa a compressão da moto justinha e mais esperta… Então espero ter ajudado! Deixe seu comentário e qualquer coisa só nos chamar para ajudar 😉
Valeu!
Comentários
Aqui estão todos os comentários feitos pelos nossos leitores:
Marcos
25/06/2024 17:04:00Vc sabe o diâmetro interno do escapamento original shadow?
Respostas:
Vento
29/07/2024 19:45:28Fala Marcos, depende de qual parte você está falando. No coletor existem 2 tubos, 1 mais interno que tem 1,5" que coleta de fato os gases expulsos do cilindro. Tem o tubo externo ao qual nós vemos que é de 2" (polegadas). Já os abafadores eu não consigo te passa agora porque não tenho. O importante no caso de kustomizar o escapamento (se for o caso) é manter o tubo interno com o mesmo tamanho nos dois cilindros (caso não haja um redimensionamento do sistema completo de admissão), pois eles são responsáveis pela compressão... Aí o externo tu podes colocar qual dimensão desejar.
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