Dica de mecênica: Motor Virago 250

Vento - Mecânica - 20.09.2023

Motor Yamaha Virago 250 da Taiana fora da moto para pintura.

Fala galera! Hoje vou escrever aqui sobre um assunto que eu pegava muito na época da oficina. A montagem errada do motor da Yamaha Virago 250. Isso mesmo, você não leu errado não…. Muita gente vinha na oficina com a sua Viraguinho com um ronco diferente, parecendo que o motor estava mais acelerado, sem aquela cadência descompassada que o motor da Viraguinho tem, o famoso “patato” bem parecido como as Evo da Harley-davidson, só de ouvir elas chegando já dava para sacar o problema. O motor foi montado fora do tempo correto.

Bom, falando assim parece o fim do mundo, né!? Mas relaxe, não é bem assim, pois ela apesar do motor estar fora do ponto certo, isso não prejudica o funcionamento da moto exatamente, só vai deixar ela com um ronco horrível em alta e deixar ela meio “xoxa” para rodar. Isso ocorre porque existe um macete que é super simples e quem já leu os manuais de manutenção da Yahama sabe que existe uma ordem certa para montar o motor dela. Vou explicar melhor…

Os motores de dois pistões em V da Yamaha tem a característica de terem como seus pistões principais (os primeiros vamos chamar assim) os pistões traseiros e não o dianteiro como muita gente pensa que é. E isso gera uma grande confusão nos mecânicos menos avisados, fazendo que o motor seja montado fora do ponto correto.

Bom, vou tentar explicar de uma forma simples e objetiva aqui como deve-se montar o motor da Virago 250… Infelizmente não vou conseguir postar um vídeo nesse momento para ilustrar a desmontagem e montagem do motor, mas vou tentar descrever assumindo que o motor está desmontado já, blz?

Ah! E é importante frisar que para fazer os procedimento a seguir você deve possuir conhecimento técnico e assumir os riscos de executar essa manutenção, pois se você montar algo errado ou fora da ordem certa poderá comprometer seriamente o seu motor. Esse texto é direcionado para quem tem conhecimento técnico e não me responsabilizo por danos, falhas ou problemas derivados de má execução, má condição do seu motor ou das suas ferramentas, ainda referente a incompreensão dos itens citados abaixo. Dito isso, vamos lá!

Primeiro passo, cilindro:
O primeiro cilindro a ser montado é o dianteiro, pois é o “cilindro principal” da moto. A instalação é bem simples, lubrifique o cilindro com óleo de motor de modo a deixar coberta as camisas, facilitando a inserção do pistão. Para esse caso o 20W40 indicado para a Virago. Depois Instale o pistão no cilindro, apertando os anéis do pistão (cuidado para não montar o cilindro com os vão dos anéis alinhados, sempre deixe eles em uma formação Y) e encaixamos com as mão ele dentro do cilindro de forma alinhada, evitando o travamento do pistão… Tenha cuidado e delicadeza para essa tarefa. Instale a graxeta (de preferência uma nova), os 2 pinos guias e a guia da corrente de comando com a marca UP para cima.

Segundo passo, cabeçote:
Instale o cabeçote encaixando-o nos pinos guias e deixando ele bem assentado no cilindro da moto. Uma coisa importante e que irá evitar dores de cabeça é “amarrar” a corrente de comando para não cair para dentro do motor, pois é um saco pegar ela depois (acredite em mim!), amarre um barbante na corrente e deixe ele preso em algum lugar acima do motor ou use uma chave de fenda fixa no orifício do eixo do comando. Após esse cuidado, coloque os parafusos de fixação do cabeçote sendo os maiores no meio do cabeçote (2,2 Kg.m) e os menores do lado direito (de quem olha o motor de frente, lado do magneto, com o torque de 1,2Kg.m).

Terceiro passo, alinhamento/tempo:
Se já não o fez, retire o “parafuso/tampa” do visor de ponto, ou seja, aquela tampinha que está do lado do magneto, na parte superior, na real remova as duas, pois você precisará girar o virabrequim. Com uma chave L, gire o virabrequim no sentido horário, alinhando a marca “||—” no rotor com uma indicação (flechinha) na tampa do motor. Agora monte a engrenagem do comando com a marca puncionada de alinhamento (um furinho) virada para fora do motor. Depois disso gire o eixo do comando no sentido anti-horário para remover a folga da corrente e empurre com o dedo a guia da corrente pelo orifício que o tensionador será instalado. Ao empurrar a guia verifique se a marca de alinhamento na engrenagem do comando esteja alinhada com a marca (flechinha) na parte superior do cabeçote, caso contrário, alinhe. Isso garantirá que o motor esteja no ponto motor superior. Feito isso, aperte o parafuso da engrenagem de comando com o torque de 2.6Kg.m.

Quarto passo, tensionador da corrente de comando:
Agora que tudo está sincronizado e alinhado, precisamos instalar o tensionador da corrente de comando… Instale uma graxeta nova, coloque o corpo do tensionador (desmontado) no corpo do cilindro da moto (torque de 1Kg.m). Agora instale o anel de vedação, depois a mola de pressão e depois o parafuso (0,8Kg.m).

Quinto passo, regulagem da folga das válvulas:
Abra a tampa de acesso as válvulas e afrouxe as porcas no topo das válvulas, com um calibre de folga das válvulas coloque ele entre o balancim (acionador da válvula) e a válvula. Aperte delicadamente o parafuso no topo do acionador para deixar justo o acionador, o calibre e a válvula. Depois que o calibre fique justo e não preso, aperte a forca que fica no parafuso de regulagem e pronto, repita o mesmo procedimento nas outras válvulas. As medidas para essa regulagem são:

  • Válvula de admissão: Entre 0,08mm e 0,12mm
  • Válvula de escape: Entre 0,10mm e 0,14mm

Sexto passo, fechar as tampas:
Feche as tampas da engrenagem do comando (0,7Kg.m), as tampas de acesso as válvulas (0,7Kg.m).

Cilindro traseiro:
O procedimento é basicamente o mesmo que o cilindro dianteiro, partindo de que você não girou o virabrequim depois de montar o cilindro dianteiro, blz? Então depois de realizar os passos 1 e 2 descritos acima, gire o virabrequim no sentido anti-horário até alinhar a marca “|” no rotor com indicação (flechinha) na tampa do motor. Aí siga os passos 4, 5 e 6 para o cilindro traseiro.

Depois de tudo isso, finalize as outras partes da montagem do motor (se houver) e feche todas as tampas do motor, coloque o óleo e faça os testes para ver se tudo está ok.

Para ilustrar o antes e o depois eu gravei há muito tempo atrás uma das nossas manutenções na época da oficina, então dá uma conferida no vídeo abaixo e veja a diferença monstro que dá:

É isso moçada, espero ter ajudado e salvado algumas viraguinhos desse erro que é bem comum.
Qualquer dúvida ou questão só deixar um comentário abaixo ou nos enviar um e-mail.

PS: !!Importante!! Esse texto é direcionada para quem tem conhecimento de mecânica de motores, então não tente desmontar o motor e montar sozinhos se você não tem conhecimento para isso, pois não me responsabilizo por danos, falhas ou problemas derivados de uma má operação na montagem, seja por negligência e/ou desconhecimento técnico. Blz? Se tiver dúvidas deixe um comentário abaixo ou nos mande um e-mail.

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Vento

Fala Pessoal! Eu sou o Vento, um cara que vem há alguns anos (uns 20+-) tomando chuva na estrada literalmente e figurativamente (hehe). Sou apaixonado por motocicletas customizadas seguindo a velha escola, além da kultura kustom em sí. Já fiz algumas contribuições para a kultura e hoje estou aqui para compartilhar o pouco que sei com vocês! Então cola aí e vamos trocar uma ideia!

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