Suzuki Intruder 125 Chopper

Vento - Kustomização - 26.05.2024

Suzuki Intruder 125cc chopper kustomizada por nós na época de oficina.

Fala pessoal! Hoje estou aqui para apresentar um projeto que gostei muito de realizar, uma chopper feita com base em uma Suzuki Intruder 125. Construímos esse projeto em meados de 2013 em uma época que não era muito comum encontrarmos nas ruas motos “pequenas” kustomizadas desse modo. Esse projeto nos trouxe muitos elogios na época, pois onde essa moto passava ou mesmo quem passava pela oficina parava para dar uma olhadinha e conferir que moto era aquela.

Esse projeto chegou até nós por um cliente que acompanhava nosso blog na época, onde postávamos nosso dia a dia da oficina. Ao chegar lá com essa moto toda origina e com apenas uma idéia básica na cabeça, vimos que esse projeto tinha muito potencial para criarmos uma chopper bem no estilo old school. Claro que aceitamos esse projeto, porém tínhamos desafios pela frente, mas mesmo assim aceitamos, por acreditar na proposta do cliente. Sendo assim, demos início ao projeto.

Devido a limitações orçamentárias do projeto, optamos em criar um projeto simples mas que colocasse exprimisse o estilo da velha escola nela. Com um design um pouco mais cadenciado na traseira e com um preenchimento maior na dianteira, lembrando as choppers curtas e com linhas mais delicadas. Então iniciamos pelo calcanhar de Achiles da Intruder, sua distância entre eixos.

Apesar que querermos uma chopper curta, não queríamos que ela fosse tão curta assim, então alongamos a balança traseira em aproximadamente 20 centímetros para deixar os amortecedores traseiros mais angulados, deixando ela com uma linha crescente partindo da traseira sentido a dianteira, dando maior angulo nas bengalas, trazendo um conforto maior na sua dirigibilidade. Com essa mudança de angulo, partimos para a remoção da parte traseira do quadro que dava suporte ao banco do garupa, proporcionando a estética monoposto.

Terminada a parte estrutural do quadro e da balança da moto, passamos para a construção do guidão. Para acompanhar o estilo da moto e proporcionar maior conforto em sua pilotagem, construímos um Ape-hanger de 14″ de altura e com o diâmetro de 7/8″. Junto com o cromo de alta qualidade que tínhamos de um parceiro estratégico na época, colocamos como de praxe, a fiação dos comandos elétricos ficaram totalmente internos ao guidão, proporcionando um aspecto limpo e bem elegante para esse guidão.

Já na parte estética. Seguimos aplicando itens simples, sóbrios porém com capricho. A pintura escolhida foi a preta fosca seguindo a solicitação do cliente, unindo o estilo dele com a moto, já que era um Head Banger clássico. Um exemplo dos detalhes simples, mas planejados, foi o re-alocamento da chave de ignição, removido do painel e fixado na lateral direita da moto, logo a frente do tanque de combustível. Falando no painel,  removemos ele e deixamos somente o velocímetro centralizado a mesa.

Já dos detalhes maiores, kustomizamos os paralamas, onde o traseiro que foi inserido de forma diminuta, para cumprir com seu papel de isolar o ocupante da moto do pneu, mas ainda sim expondo e valorizando o pneu 130mm que traz um desenho clássico e uma linha em branco nas laterais, clássico Harley-Davidson. Já o paralamas dianteiro, removemos, por dois motivos. O primeiro é pela estética, já que ela sem o paralamas dianteiro remete as choppers antigas, tornando-as mais limpas e agradáveis aos olhos. E por segundo, como a roda dianteira é a da versão 250 da Suzuki Intruder precisaríamos construir um outro paralamas, adicionando custo ao projeto.

O último item estético, mas não o menos importante, foi o escapamento. Esse optamos em manter o original na moto, porém cortar ele para proporcionar um desenho aderente ao projeto, além de inserir um ronco robusto, alto, porém equalizado ao tamanho do motor. Dessa forma ficando menos estridente do que um escapamento “fino” e que seguiria a extensão total da moto.

Para aumentar a performance da moto, ajustamos a caixa de ar original dela para uma adequação melhor no fluxo de ar. Um filtro esportivo para aumentar o fluxo de entrada de ar e por último o ajuste nos giclês e agulhas da moto, para tornar ela mais reativa a aceleração. Deixando ela ainda mais interessante ao rodar.

Todos esses detalhes e todo o processo de construção desse projeto foi pensando em construir uma chopper bem acabada e com um estilo único, mesclando nossas referências e o desejo do cliente, em ter uma moto de baixa cilindrada, bonita, estilosa e que chamasse a atenção por onde passasse. Acredito que conseguimos isso, já que na semana de teste dela, eu rodei por um tempo com a moto e por onde passava, sempre vinha alguém perguntar detalhes da moto, como qual moto era, qual a cilindrada e principalmente, onde fizemos a moto. Acho que isso foi um bom sinal.

Bom, vamos ao que interessa. Abaixo estão algumas fotos do projeto e um vídeo que produzi na época. Peço desculpas pela qualidade de ambas, mas eram os equipamentos que tínhamos lá em 2013…

O vídeo mostrando o ronco dela e um pouco de como era rodar com ela:

É isso pessoal. Esse post foi para compartilhar um pouco da nossa história como kustomizadores (terão mais), onde gostaria de mostrar o que já realizamos e principalmente inspirar vocês a kustomizar sua moto, independente do tamanho, cilindrada, etc. Desde que seja feita com atenção aos detalhes e aplicando a velha escola, qualquer projeto de kustomização tem grande chance de sucesso. Espero que tenham gostado.

Ah! E eu já ia quase esquecendo, se você tem uma Intruder e chegou aqui por causa disso… Temos um post que pode ajudar você na hora da manutenção, com o título “Peças compatíveis – Suzuki Intruder 125” que pode salvar sua pele! Ou se está querendo kustomizar ela, você pode conferir nosso post sobre pneus traseiros, onde dou dica de como podemos deixar ela mais Old School apenas mudando o pneu, o post é “Vamos falar de pneu tradeiro” . Ou ainda quer saber mais sobre kultura kustom e como é o nosso estilo de vida? Veja no post “Curitiba Motor Show“.

Gostaria de agradecer se você chegou até aqui e pedir para você compartilhar esse post com seus brothers para fortalecermos nosso site e principalmente reunir uma galera que gosta de motos custom e kustomização! Valeu e até a próxima!

Compartilhe esse post:
Sobre o autor
Avatar photo
Vento

Fala Pessoal! Eu sou o Vento, um cara que vem há alguns anos (uns 20+-) tomando chuva na estrada literalmente e figurativamente (hehe). Sou apaixonado por motocicletas customizadas seguindo a velha escola, além da kultura kustom em sí. Já fiz algumas contribuições para a kultura e hoje estou aqui para compartilhar o pouco que sei com vocês! Então cola aí e vamos trocar uma ideia!

Comentários

Aqui estão todos os comentários feitos pelos nossos leitores:

Não há comentários nesse post ainda... Seja o primeiro.

Deixe seu comentário aqui para trocarmos uma idéia:

Só lembrando que todos os comentários são moderados e serão exibidos depois de aprovação, para isso estamos salvando seus dados como IP, navegador, sistema operacional, etc. por segurança.

Campo obrigatório Campo obrigatório Campo obrigatório {{message.text}}