Suzuki Intruder 1400 – Black Diamond

Vento - Kustomização - 13.11.2025

Fala, pessoal!

Hoje estou aqui pra falar de um trudão — sim… uma Suzuki Intruder 1400 que foi muito importante pra nós, pois foi o primeiro projeto de kustomização. Mesmo sendo algo simples, foi um marco, afinal, tudo tem um começo!

Pra variar, vamos de história. Bora voltar pra agosto de 2011

Nessa época, estávamos iniciando o nosso outro projeto: a Head Biker Motorcycles, a oficina de kustomização aberta ao público. Tentando nos firmar, pois começamos no fim de 2010, até então tínhamos feito apenas manutenções e pequenas restaurações de motocicletas custom. Tínhamos atuado em Viragos 250, Viragos 535, Intruders 250, DragStars 600… mas nenhuma delas tinha sido um trabalho de kustomização — nem um pedacinho.

Pois é… a frustração tava pegando. Mas, certo dia, toca o meu telefone fixo (pasmem — na época a gente usava telefone fixo 😅). Era um possível cliente, vindo por indicação, que precisava dar um trato na elétrica de sua Suzuki Intruder 1400. Pedi pra ele trazer a moto até a oficina — e feito!

Ela chegou aos trancos e barrancos: a bateria não carregava, as luzes não funcionavam, pipocava feito louca… realmente precisava de uma boa recuperação. O restante estava até legal — lataria com alguns riscos, mas inteira; sistemas hidráulicos perfeitos; motor bem justinho. Já os carburadores estavam desregulados e pedindo uma limpeza profunda (arrepios). A elétrica tinha vários pontos de ruptura e, claramente, a moto tinha um potencial absurdo de kustomização.

Fizemos o planejamento da restauração e, obviamente, adicionamos uma proposta de kustomização. Orçamento criado, orçamento enviado…

Pois é: a parte da kustomização não foi aprovada. Só a restauração — a pintura ficaria pesada pro cliente. Aí entra a Taiana, nossa pintora e sócia nos projetos, com a jogada de mestre: propôs envelopar a moto no lugar da pintura. O custo caiu pra menos da metade e ainda abriu espaço pra incluir algumas coisinhas de kustomização. Proposta apresentada, aprovada 🎉 — e bora para o trabalho!

Desmontamos a moto. Tirei o chicote, restauramos todas as emendas e refizemos algumas ligações. Removemos toda a fita isolante e substituímos por termo retrátil. Trocamos o retificador queimado, testamos… e sucesso! Tudo funcionando.

Agora era hora do desafio: limpar e regular os carburadores.

Quem já mexeu em uma Intruder 1400 sabe o drama — os carburadores ficam na parte traseira do cabeçote, separados fisicamente e sincronizados por um cabo de aço. Um parto pra regular isso!

Mas, no fim das contas, limpamos (tinha muita sujeira e aquela “geléia” de gasolina velha).

Depois veio a parte mais tensa: a equalização. Que infelizmente não tenho mais as fotos e o vídeo.

Com o vacuômetro em mãos, conectei as mangueiras nos coletores dos cilindros, liguei a moto e comecei o ajuste da porca de sincronização. Depois de bons minutos apertando e afrouxando até os manômetros ficarem equilibrados… prontinho! Moto regulada, ronco regular e bem definido. Saí pra testar — e a monstra tava andando forte! Aceleração bruta e retomadas absurdamente estúpidas. A moto renasceu!

Desafio superado, hora de se divertir.

Desmontamos novamente e começamos o envelopamento. Compramos um rolo de vinil acetinado — na época essa técnica ainda era novidade — e fomos descobrindo o melhor jeito de aplicar. A Taiana mandou muito bem, aplicando a película de forma linear e harmoniosa. A moto virou outra!

O passo seguinte foi o escapamento.

O ronco original era bem abafado, então abrimos o fluxo de escape, instalando um tubo de 2” ½ indo dos coletores até o final dos pneus. O visual ficou robusto e o ronco… forte e com presença ímpar! Dá uma conferida no vídeo abaixo.

Em paralelo a isso, construímos 2e instalamos um Z-Bar cromado, com 10” de altura e tubo de 1” de diâmetro — além do estilo massa, trouxe uma dirigibilidade melhor e uma posição de pilotagem mais imponente.

Mas aqui moto completa!

Um projeto simples, sem grandes mudanças, mas que deu uma nova vida pra ela. Pra mim, foi um marco, pois foi o primeiro projeto comercial que realizamos — e o ponto de partida pra muitas outras motos que vieram depois. Como dizem: primeiro a gente começa, depois melhora, né? 😁

Abaixo estão algumas fotos e vídeos de como ela ficou. Dá um desconto na qualidade das mídias — foram captadas em 2011!

É isso, pessoal. Aqui começou tudo!

Mais uma história contada…

Quer saber mais sobre nossa trajetória? Cola nos outros posts.

Abráááço! 🤘

Compartilhe esse post:
Sobre o autor
Avatar photo
Vento

Fala Pessoal! Eu sou o Vento, um cara que vem há alguns anos (uns 20+-) tomando chuva na estrada literalmente e figurativamente (hehe). Sou apaixonado por motocicletas customizadas seguindo a velha escola, além da kultura kustom em sí. Já fiz algumas contribuições para a kultura e hoje estou aqui para compartilhar o pouco que sei com vocês! Então cola aí e vamos trocar uma ideia!

Comentários

Aqui estão todos os comentários feitos pelos nossos leitores:

Não há comentários nesse post ainda... Seja o primeiro.

Deixe seu comentário aqui para trocarmos uma idéia:

Só lembrando que todos os comentários são moderados e serão exibidos depois de aprovação, para isso estamos salvando seus dados como IP, navegador, sistema operacional, etc. por segurança.

Campo obrigatório Campo obrigatório Campo obrigatório {{message.text}}