Cabo de acelerador (Socorro)

Vento - Kustomização - 30.10.2025

Fala, pessoal!

Recentemente fiquei na rua com a Sharon, minha Honda Shadow 600. Sim… um cabo de acelerador arrebentado! Esse carinha já estava há muito tempo na moto e, como ela ficou parada por bastante tempo, acredito que acabou se deteriorando — mesmo eu tendo dado um trato legal nela antes de voltar a rodar.

Bom, tive que dar meus pulos e encontrar uma forma de acelerar ela sem o acelerador convencional. Deu certo: consegui chegar em casa!

Para os motociclistas (ou motoqueiros — um dia faço um post sobre essa controvérsia e dou minha opinião), o caminho “padrão” seria simples: comprar um cabo de acelerador novo na motopeças e fazer a troca. Certo? Certo.

Mas… o problema é que eu não sou um motociclista/motoqueiro convencional. Tenho um ape hanger de 14” nela — e isso muda tudo. Ou seja, não dá pra ir simplesmente comprar um cabo original e esperar que sirva.

Sendo assim, eu mesmo faço meus cabos de acelerador e embreagem. E aqui vou mostrar uma explicação simples de como você pode fazer um cabo de acelerador em caso de emergência — ou se também tiver um guidão mais alto na sua moto. Bora lá? Vai ser tipo receita de bolo, saca?


Você vai precisar de:

  • 1 cabo de aço de 1,5 mm de espessura (o comprimento depende da sua moto, mas escolha um pouco maior, para garantir).

  • 2 terminais barril com parafuso de aperto (cisalhamento) — os pequenos.

  • 1 conduíte siliconado (no meu caso, já estava instalado).

  • 1 alicate de corte.

  • 1 alicate universal.
  • 1 chave de fenda.

  • E claro: paciência.


Procedimento

Vou explicar aqui por texto, mas em breve o canal da Flying Carbs vai estar no ar com tutoriais em vídeo para ajudar a galera.

Ah! Importante: antes de sair fazendo, leia tudo primeiro e só depois siga os passos. Assim, você evita surpresas. 😉

Cabo de aço flexível de 1,5mm.


1. Passar o cabo de aço pelo conduíte

  • Comece retraindo todas as porcas de regulagem nas pontas de metal do conduíte — tanto do lado do cotovelo que vai pro acelerador, quanto do lado do carburador (ou corpo de injeção).

  • Depois, lubrifique o conduíte com óleo de máquina de costura (tipo o óleo Singer). Dica: faça um funil com um saquinho plástico bem amarrado na ponta de cima e deixe o óleo escorrer até sair do outro lado.

  • Passe o cabo de aço de baixo (carburador) para cima (acelerador) até sobrar um pedacinho suficiente pra manipular a instalação do terminal.

⚠️ Importante:

  • Não corte o cabo ainda — você vai precisar tirar a medida correta no final!

  • Se o orifício da caixa de comandos for pequeno, passe o cabo com o conduíte já rosqueado/fixado nela.


2. Instalar o terminal do acelerador

  • Pegue um dos terminais barril e passe o cabo de aço pelo orifício lateral até sair do outro lado.

  • Deixe uma sobra de uns 1,5 cm após o terminal.

  • Segure o terminal com um alicate (sem machucar a peça) e aperte o parafuso até que ele se rompa.

  • Corte a sobra do cabo com o alicate de corte.

  • Com uma esmerilhadeira, micro-retífica ou lima, remova as rebarbas do corte e do parafuso.

  • Se necessário, desbaste o terminal para que ele se acomode no trilho de onde o tubo interno faz a tração do acelerador.


3. Instalar o terminal do carburador (ou corpo de injeção)

Agora vem a parte mais delicada: vamos regular o comprimento do cabo.

  • Corte o cabo de aço deixando ele próximo do comprimento necessário para alcançar o conector da borboleta do acelerador, mas com uma sobra de uns 20 cm para trabalhar com folga.

  • Instale o segundo terminal barril da mesma forma que antes, sem cortar ainda.

  • Agora, deslize o terminal até a posição correta, encaixando no conector da borboleta do lado de fora, deixando uma barriguinha pequena no cabo (para não ficar tensionado).

  • Fez o ajuste? Afaste o terminal da peça e aperte o parafuso para fixar o terminal no cabo.

  • Depois, conecte tudo novamente e regule a tensão rosqueando as porcas do conduíte até que fique justo, mas sem puxar a borboleta do acelerador.

Cabo instalado no carburador.


E voilà! Temos um cabo de acelerador funcional! 

 

Ah, e se você precisar de um cabo de embreagem, dá pra seguir praticamente o mesmo processo. Só vai trocar o terminal barril pequeno por um modelo maior (tipo o usado nos cabos de acelerador do Fusca, por exemplo) ou mesmo usar um adaptador plástico que existe para aumentar o diâmetro desse terminal (como pode ser visto na imagem abaixo), e um cabo mais grosso, com 2mm ou 2,5mm de espessura.
Terminal Barril com adaptador plástico para aumentar o diâmetro dele para o manete de embreagem.
É um processo trabalhoso, mas simples. E pode te salvar numa emergência — ou se você, como eu, tem um guidão mais alto que o original. Né? Hahaha!

Em breve irei publicar um vídeo explicando passo a passo, como fazer esse cabo e vou colocar aqui e em nosso canal no YouTube, então se puder, volte aqui daqui um tempinho para conferir! =)

Valeu e até a próxima!

Compartilhe esse post:
Sobre o autor
Avatar photo
Vento

Fala Pessoal! Eu sou o Vento, um cara que vem há alguns anos (uns 20+-) tomando chuva na estrada literalmente e figurativamente (hehe). Sou apaixonado por motocicletas customizadas seguindo a velha escola, além da kultura kustom em sí. Já fiz algumas contribuições para a kultura e hoje estou aqui para compartilhar o pouco que sei com vocês! Então cola aí e vamos trocar uma ideia!

Comentários

Aqui estão todos os comentários feitos pelos nossos leitores:

Não há comentários nesse post ainda... Seja o primeiro.

Deixe seu comentário aqui para trocarmos uma idéia:

Só lembrando que todos os comentários são moderados e serão exibidos depois de aprovação, para isso estamos salvando seus dados como IP, navegador, sistema operacional, etc. por segurança.

Campo obrigatório Campo obrigatório Campo obrigatório {{message.text}}