Kustomização: Guidão Ape-Hanger
Vento - Kustomização - 22.12.2024Fala, pessoal! Se você chegou aqui, é porque quer entender o que é esse tal de Ape-Hanger (ípi-renguer), né? Resumindo, é um tipo de guidão (sobe os créditos e a música do meme… hahaha). Mas pera aí… você sabe de onde vem esse nome? Quais são os modelos e tamanhos disponíveis? Será que vale a pena colocar um desses na sua moto? Fica legal em choppers e customs? (Fica sim). E em outros tipos de moto? (Essa é fácil: não, fica uma bosta). Quer entender melhor o que é esse guidão e como ele pode deixar sua Harley-Davidson, Honda Shadow, Yamaha Virago, Suzuki Intruder, ou qualquer custom ainda mais animal? Então fica por aqui!
Bom uma coisa é certa, que os famosos “Seca-Sovacos” chama a atenção por onde passa… Se você tem um desses em sua moto, sabe como é. Principalmente dos curiosos que sempre soltam a clássica, “Mas esse guidão alto, não cansa os braços?“, sendo uma marca registrada das motocicletas custom mundo a fora. Deixando a moto com um visual mais arrojado e criando uma ar mais agressivo dentro das características de uma moto custom. Se ela for uma chopper, aí o pacote está completo. Esse tipo de guidão tem como característica básica ser alto, onde eu particularmente sempre produzi de forma artesanal os de 14″, 16″ e 18″, que se adequavam bem a diversas motos, além das espessuras que iram dos 7/8″ a 1″ e 1” e 1/4. Sempre seguindo a linha do design do projeto.
O nome Ape-Hanger, com a pronúncia em inglês ípi-renger, vem da posição do(a) motociclista (Já ligou os pontos né!?). Onde o(a) piloto ao montar na moto, fica com os braços elevados, remetendo a um macaco pendurado em galhos. Porém aqui no nosso Brasilzão, muitos conhecem como o famoso Seca-Sovaco, pelo fato da posição anteriormente citada favorecer a ventilação dessa área do corpo hahahaha. Independente da forma que você chamar, esse guidão proporciona a sensação de liberdade, um estilo único e até mesmo uma segurança sobre o domínio da moto ao pilotar (mesmo sendo um sentimento falso, explico melhor mais a frente), criando uma atmosfera impar para quem pilota uma moto com esse tipo de guidão.
Além de uma estética impecável para a moto, o Ape-hanger proporciona diversas vantagens, pois estamos falando do principal item que influencia na condução da moto, certo? Colocar um guidão mais alto que o original fatidicamente irá mudar a moto e não de forma figurada… Isso ocorre porque você estará mudando a dinâmica na condução dela e mudará de certa forma a distribuição do “peso” na moto, principalmente da parte frental dela, já que o guidão é que uma alavanca.
Dito isso, o impacto em todos os aspectos da dirigibilidade da moto será perceptível, indo do tempo de resposta a mudanças de direção até mesmo na postura corporal nos momentos de manobra. Exemplo disso é a Honda Shadow 600. Seu guidão original é bem baixo e com uma empunhadura bem estranha por sinal. Essa característica torna a percepção de que a moto é mais pesada do que realmente ela é. Sua curva em baixas velocidades eu costumo chamar de quadrada, pois você precisa aplicar uma esforça um pouco maior para virar ela em momentos de recuperação (Claro não é nada exagerado, mas perceptível), diminuindo a manobrabilidade da moto. Quando eu coloquei um Ape-hanger de 16″, a moto mudou da água para o vinho. A frente da moto ficou mais “leve” e sua manobrabilidade aumentou sensivelmente em curvas de baixa velocidade, torando-a mais ágil e de fácil recuperação, além de proporcionar uma certa segurança.
Essa mudança de dinâmica deixa o motociclista “sentado” na moto, “tirando ela do meio de suas pernas”, assim nós assumimos o papel de pêndulo no equilíbrio da moto, exigindo uma postura diferenciada ao fazer uma curva mais fechada. Em outras palavras, nós viramos efetivamente um contra-peso perante a moto, mudando a dinâmica para a moto deixar e nós criarmos um ponto de equilíbrio sobre ela, proporcionando uma maior ágilidade ao realizar curvas, principalmente ao utilizar a técnica de contra-esterço, que ao meu ver, casa perfeitamente com a ciclística proporcionada pelo Ape-Hanger. Porém aqui mora o detalhe. Lembra que comentei que há uma falsa sensação de segurança? Então é aqui que ela mora.
Pense comigo. Você tem um guidão alto de 18″ de altura, ele tem o diâmetro de 1″ e paredes de 2.5mm de espessura. Sua moto pesa aproximadamente 300Kg, mais você (vamos assumir que você pesa uns 80Kg). Você entra em uma curva de baixa velocidade, porém é acentuada. Imaginou esse cenário? Certo.
Agora analise, você está colocando boa parte do controle desse peso (moto, você e velocidade) em 2 barras de 18″ (algo em torno de 45cm) que possuem uma distância aproximada de 30cm entre elas. O que você acha que acontece com essas barras? Sim, exato! Elas torcem… Por mais que o guidão seja bem feito, tenha as medidas e dobras adequadas, etc. Elas possuem um espaço de tempo de resposta e de força a ser aplicada nas extremidades (torque). Isso torna-se um ponto sensível para a sua segurança. Claro o guidão não irá partir do nada, ele é projetado e construído (pelo menos os meus) de forma a mitigar esse trabalho/estresse do material proporcionando segurança, porém é muito importante você saber que existe esse ponto de sensibilidade nesses tipos de guidões e que é preciso evitar exageros na condução da sua moto!!
Um coisa que é diretamente correlacionado ao ponto abordado acima é o tamanho dele. Então, qual altura do guidão eu devo escolher? A resposta é depende… Isso dependerá efetivamente da sua estatura e do projeto da sua moto. Legalmente, salvo engano, a legislação diz na portaria nº 159 de 26 de julho de 2017, que o guidão pode ter a altura máxima dos ombros do condutor em posição de pilotagem, ou seja, a altura dele será balizado de acordo com a sua altura e a altura do banco em relação ao condutor. Mas claro que existem pessoas que não se importam com isso e querem colocar um que lhe agrada, errado? Não sei, isso vai de cada um.
Então independente da decisão do proprietário da moto, existem diversos modelos e tamanhos de guidão Ape-hanger, os mais comuns são os de 12″ ao de 21″, porém na época da oficina e os que construo hoje sempre são balizados entre as medidas de 14, 16 e 18 polegadas(“) de altura, reservado a cada proposta ou projeto. Para exemplificar e descrever melhor esses guidões, vou tentar explanar de forma superficial cada um deles e o porque das escolhas, bora lá!
Ape-anger de 14″
Esse é o modelo mais comum, isso porque a média da estatura do brasileiro é o que mais comporta esse tamanho, além de que ele é o ideal para deixar a moto com uma pegada mais “bobber” (atente-se as aspas). Por ser um guidão “baixo” para esse modelo a sua pegada é mais firme que os outros e aquela torção que comentei anteriormente tem menor impacto, entretanto o bônus da facilidade e da leveza na condução são sensivelmente percebidas, tornando a moto bonita, “agressiva” e com sua condução aprimorada.
Ape-hanger 16″
Já esse modelo é um modelo intermediário e depende muito da estatura do(a) motociclista, já que ele pode passar da altura dos ombros dos usuários mais facilmente. Porém, entretanto, toda via, esse é um modelo que ao meu ver fica mais bonito nos projetos, pois ele traz um aspecto mais visual e arrojado as motos, principalmente se suas curvas forem acentuadas, deixando a moto com o aspecto mais agressivo e se afastando dos modelos clássicos. Uma boa pedida para motos maiores e/ou mais robustas.
Ape-hanger 18″
Chegamos ao extremo dos ape-hangers (que contruo hahaha). Esse guidão é muito bonito, traz um aspecto bem “Mayans” (recomendo a série) para as motos, onde aqui não tem jeito, você ficará com as mão acima do nível dos ombros, mas não de uma forma feia (dependendo da sua altura claro). Sempre recomendei o uso desse modelo com parcimônia, pois aqui temos um grande efeito de torção como comentado acima e a chance de “shimar” (shimmy, vou fazer um post sobre isso) a moto é muito maior. Porém ainda sim é um guidão mega imponente que fará que muitos entusiastas das motos custom parem para admirar esse guidão. Ah! E o cansaço nos braços devido a dificuldade da circulação sanguínea em longo períodos estarão presentes em suas viagens, leve isso em consideração!
Diâmetros
O Ape-hanger é uma peça que envolve diversas coisas em sua construção, como características de diâmetro de tubo, parece, dobra, acentuação de curvatura, etc. Exemplo disso é a aplicação dos diâmetros, sendo normalmente é construído com os tubos de 7/8″, 1″ e 1″e 1/4. Então acredito que vale a pena explanarmos um pouco sobre isso.
O primeiro diâmetro (7/8″) é aplicado mais leves e esguias como as Yamaha Virago 250 e 535, além das Kasinski Mirages 250, Suzuki Intruder 125 e 250, entre outras. Já o segundo diâmetro (1″) é aplicado a motos mais pesadas e com robustes intermediária como a Honda Shadow 600, Yamaha Drag Star 650, Suzuki Intruder 800 e 1400, Harly-Davidson Sportster, Dyna, entre outras. Já o terceiro diâmetro (1″1/4) são direcionadas às motos mais robustas onde apesar dos punhos e risers serem de 1″, utilizamos o diâmetro de 1″1/4 nas partes intermediárias para deixar o guidão mais aparente e imponente, dando aquele aspecto de brutalidade aos materiais da moto. Sendo bem aplicado em Harley-Davidson Fat Boy, Electra Glide, Heritage, Classic, Road King, Honda Shadow 750, Suzuki Intruder/Boulevard 1500, Yamaha Midnight star 900, etc.
Bom, como você pode notar, existem diversos detalhes e coisas que rodeiam esse icônico guidão. Isso que não comentei aqui sobre furação para a embutir a elétrica, cabos e flexíveis, etc. Mas independente do tamanho do guidão seja de 14, 16 ou 18 polegadas, do seu diâmetro, da fiação, dos cabos, etc. O certo é que a moto fica outra com esse guidão mais arrojado, imprimindo um estilo único que só um ape-hanger pode proporcionar.
Espero te ajudado a você decidir se vai colocar ou não um Ape-hanger na sua moto, e também proporcionado um pouco de detalhes e conhecimento sobre essa peça icônica para os amantes das motocicletas custom.
Curtiu? Ficou com dúvidas? Quer sabre mais? Deixa seu comentário aí em baixo e vamos trocar uma ideia sobre!
Abração!
Comentários
Aqui estão todos os comentários feitos pelos nossos leitores:
Não há comentários nesse post ainda... Seja o primeiro.Deixe seu comentário aqui para trocarmos uma idéia:
Só lembrando que todos os comentários são moderados e serão exibidos depois de aprovação, para isso estamos salvando seus dados como IP, navegador, sistema operacional, etc. por segurança.