Vamos falar de Pneu Traseiro!

Vento - Kustomização - 28.05.2023

Fala pessoal, há algum tempo venho conversando com o pessoal sobre pneus traseiros Old School para nossas Choppers… Pois é! Para quem tem motos japonesas ou que tenham roda traseiras aro 15, não há opções no mercado nacional, sendo necessário importar um pneu nesse estilo. Mas isso não chega a ser um problema, não chega, porque somos brasileiros e não desistimos nunca, certo? Certo! Aliado a isso, temos a sorte de termos por aqui um carinha que roda há muito tempo pelas nossas estradas e que nos proporciona uma opção significativa para kustomizar nossas motos. Você conhece um carrinho charmoso carro chamado Fusca? Sim, o nosso querido besourinho! Esse carro que tem um, aliás quarto pneus aro 15″ com a medida perfeita de 5.6″, nos proporcionando um pneu estiloso, robusto e muito durável!

Legal né? Muito, mas com eles vem as dúvidas que acompanha a história da instalação de pneus de carro em motos. Lembro que na época de Head Biker quando eu instalava esses pneus nas motos, sempre vinham com as mesmas perguntas: Esse treco faz curva? Como fica para pilotar a moto? Ela fica quadrada, né? Gasta mais gasolina? Muda muito a moto? E por aí vai…  Por isso, eu (Vento) resolvi fazer esse post, para compartilhar as experiências que tive/tenho com esse tipo de pneu em motos, além de trazer algumas referências para ajudar a você decidir qual pneu colocar na sua motoca, blz? Então bora lá!

Há impacto na moto se colocarmos um pneu de carro nela?

Primeiramente eu gostaria de fazer um disclaimer aqui sobre a customização de motos e alterações de características estruturais. Obviamente a medida original do pneu da sua moto não foi escolhida por ser mais bonita ou seu formato está lá a toa! Concorda? Pois então, há um estudo que envolve todas as minúcias das características da motocicleta, como peso, ponto gravitacional, torque, rodas, capacidade de carga, distância entre eixos, etc. para se escolher o tipo/modelo de pneu que a sua moto tem. Dito isso. SIM! Colocar um pneu de carro em uma moto há impactos na dirigibilidade, principalmente em curvas e frenagens. Para ficar mais claro… Toda e qualquer modificação em sua moto é preciso saber o mínimo da mecânica estrutural e do funcionamento da sua motocicleta. Então, busque bastante informação antes de fazer qualquer modificação em sua moto, pois há diversos fatores envolvidos. Então não tome esse texto como um aval para fazer as modificações na sua moto, mas como um agregador de informações que podem ajudar no seu estudo, antes de mexer em sua moto.

Bom, depois do sermão, vamos a parte divertida! hahahaha… Como comentei há sim impactos na dirigibilidade na sua moto, pois estamos tirando um pneu de formas arredondadas, com um perfil adequado e com maior ponto de contato com o solo (em curvas), para um pneu mais “pesado”,  “quadrado” e que em curvas terá um menor ponto de contato com o solo. Então é o que eu digo para todos os que querem fazer essa mudança. Mude seu estilo de pilotagem, seja mais cauteloso. Isso porque o pneu de carro em uma dinâmica de construção diferente, como na sua estrutura para a distribuição de esforço, seus sulcos que normalmente projetam a água para traz e não para as laterais, além de seus compostos, que alguns modelos de pneus podem ter até 3 tipos, principalmente em sua área externa (mais para as laterais do pneu).

Performance:

Ok, mas a performance dele muda? Sim! muda, pois dependendo da moto e do motor, ela terá que se esforçar mais para mover o conjunto e mais o peso extra do novo pneu. Isso sentido mais em motos menores como as 125, que já possuem uma estrutura e peças planejadas para equilibrar com sua potência. Essa característica é notada principalmente no consumo e manutenção dessas motocicletas. Como estamos adicionando um peso maior ao conjunto, o esforço de todo o conjunto será maior, facilmente identificado no consumo da motocicleta, pois seu motor precisará se esforçar mais, resultando em um aumento no consumo de combustível, vi casos de intruders 125 cairem do consumo de 30L na época de Head Biker para seus 26L.

Os impactos sentidos nas motos menores não ficam somente no consumo de combustível, mas em dois aspectos que são muito importantes. O desgastes das peças correlatas. Quando colocamos mais peso na moto, principalmente na parte estrutural dela, o esforço para mover toda a estrutura com esse peso excedente faz com que as peças que convertem as energias da moto (motriz) sejam forçadas a trabalhar mais do que foram planejadas, correto? Sim, pois tudo em um sistema complexo de peças móveis (e em veículos isso é levado ao extremo) é construído planejado especificamente para manter o sistema funcional e eficaz, com o menor custo possível e não digo só custo financeiro, mas o operacional também. Quer um templo? A grosso modo, em um sistema motriz da Suzuki Intruder 125, colocando um pneu maior você irá forçar os seguintes itens: Corrente de transmissão, eixo secundário, engrenagens da caixa, eixo primário, virabrequim, bielas, pistões, válvulas e comando de válvulas…

Parece alarmista esse ponto do texto? Sim, parece e, de certa forma é. Isso porque o desgaste ocorre de forma sutil em muitos casos e se dilui ao longo prazo, porém isso pesa no planejamento financeiro, pois a vida útil dessas peças diminui de qualquer forma. Aí é contigo decidir se que arcar com esse custo, ou não.

Tá, mas minha moto não é pequena, no que isso implica?

Bom, tudo isso que coloquei acima de fato não será percebido por você, isso porque mesmo acontecendo em proporção menor com sua moto, mas irá acontecer. Porém uma coisa que você irá sentir da mesma forma na sua moto é a estabilidade/dirigibilidade. Essa parte do texto é para todos nós… Rodar em uma moto que tem um pneu arredondado e rodar um pneu quadrado é uma coisa que não dá para fingir que não existe. Um pneu planejado para motos tem uma dinâmica diferente que os demais, como os sulcos que removem a água da pista para direções seguras que não irão deixar a moto aquaplanar em uma curva por exemplo. Outro fator é o composto da borracha, já que existem pneus mais performáticos que possuem compostos mais aderentes nas bordas, grudando literalmente a moto no chão para as curvas mais acentuadas e rápidas. Tudo isso sem falar da área de contato do pneu com o chão.

Ok, mas quero colocar mesmo assim!

Bom, mesmo assim nós (incluindo eu) mesmo sabendo disso tudo, não abrimos mão do estilo iremos colocar um pneu de fusca em nossas choppers. Então precisaremos entender o que devemos fazer para isso acontecer! Certo? Yeah! Bom, primeiro de tudo, mude sua postura quanto a pilotagem, pois como comentado acima, a moto tem menos área de contato com o solo em curvas. Com isso, sua atenção precisa ficar redobrada, principalmente com as sujeiras na pista, pois sua área de contato é minúscula e pode diminuir drasticamente! O tempo e intensidade de frenagem! Isso é uma coisa importante! Como em linha reta temos mais área de contato e a aderência aumenta significativamente, devido as características do pneu, prepares-se para arrastar esse pneuzinho lindo nas suas primeiras freadas (claro se você não estiver acostumado com ele), isso posso dizer por experiência própria.

Contando o causo bem rapidinho… Eu depois de terminar essa moto aí de cima do nosso grande amigo Chris, saí em um Sábado às 6:00 da manhã da oficina que ficava no Ahú em Curitiba, sentido Pinhais, mais especificamente  para o Autódromo Internacional de Curitiba. Eu passei em casa para pegar alguma coisa que não lembro o que era já que estava no caminho e depois fui para lá. Nesse trajeto um belo de um infeliz resolveu parar o carro no meio da Rápida (como chamamos uma avenida de 4 faixas e de alto fluxo em Curitiba), e o bonitão aqui vindo no galeto precisou frear para desviar da besta acima citada. Cara, que cagaço! hahahaha para ajudar, nesse projeto não tínhamos colocado o freio dianteiro (disco), ficando somente com o traseiro (tambor)… Tive que usar alguns dos conhecimentos de pilotagem defensiva que possuía, se não era chão! Enfim, chegamos inteiros no autódromo.

Ok, mas o que tem isso com o pneu. Como o pneu era mais pesado, com uma área de aderência maior e com o formato mais “quadrado” eu tive que me esforçar mais do que o comum, isso porque quando pisei no freio com a mesma força que atuava com pneus de moto o pneu de carro grudou muito no chão, chegando a cantar, depois eu precisei virar a moto rapidamente para mudar de direção, porém a moto não respondeu como deveria, forçando-me a contra-esterçar a moto mais do que eu imaginava, ou seja, a janela de tempo que eu tive para sair dessa situação foi muito menor do que a convencional, isso tudo pelas características da moto que eu havia construído. Consegue entender onde quero chegar? Pois é… Se eu não fosse um motociclista experiente, eu estaria colado na traseira de um Gol quadrado até agora.

Bom, escrevi tudo isso para te contar um pouco da minha experiência com os pneus de fusca e o porque essa troca precisa ser pensada e estudada, pois lembre sempre!!! Nossos parachoques são nossos joelhos… E pode parecer coxinha dizer isso, mas a nossa segurança em cima dessas máquinas fantásticas deve sempre vir em primeiro lugar.

Tá mas e como fica esteticamente?

Fica foda! Só posso dizer isso… Infelizmente não temos muitas opções mas as que temos ficam muito legais demais de bastante! O estilo Old School sempre me guiou nas motocicletas, tanto que na oficina eu recusei muitos projetos por não serem old school (até acho que foi por isso que o caixa não batia e fechamos hahahaha), pois além de ser uma escola estética, é um estilo de vida! A moto fica mais longilínea, exaltando os detalhes da moto, e ficando tudo com o equilíbrio perfeito, tudo na medida.

A comprovar isso foram as motos que instalamos esse tipo de pneu, desde uma moto totalmente customizada até uma moto original, ou quase original. Bom vou deixar elas falarem por sí, acompanhem as fotos e vídeos e depois eu comento mais!

Viu como ficou massa? A moto ficou com uma outra personalidade e aumentou sua presença… Ok, tu podes dizer que é porque ela está toda customizada, mas não é só por isso, veja essa Yamaha Virago 250 que instalamos esse pneu depois de pintarmos e só colocar um ape-hanger. Já deu outra pegada (literalmente) para a moto:

Nesses dois casos utilizamos o pneu Tornado Alfa da Pirelli, na medida 5.60-15. Na época (2012-2013) nós pagamos R$ 90,00 cada, porém hoje está um pouco mais caro que isso, algo em torno de R$ 350,00. Porém temos mais opções hoje que na época. O único modelo que encontrávamos era esse da Pirelli. Hoje temos outras opções, veja algumas delas:

Acredito que tenha dito tudo o que eu pensava e o que eu podia compartilhar com vocês. Mas claro que estou aqui para ajudar, então se tiver alguma dúvida, correção ou questão, só deixar o seu comentário aqui e vamos trocando uma ideia, pois a proposta desse site é esse mesmo, conversar e aprender mais sobre essas máquinas tão maravilhosas.

Então até a próxima pessoal! Abração!

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Vento

Fala Pessoal! Eu sou o Vento, um cara que vem há alguns anos (uns 20+-) tomando chuva na estrada literalmente e figurativamente (hehe). Sou apaixonado por motocicletas customizadas seguindo a velha escola, além da kultura kustom em sí. Já fiz algumas contribuições para a kultura e hoje estou aqui para compartilhar o pouco que sei com vocês! Então cola aí e vamos trocar uma ideia!

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