Yamaha Virago 535: Relé de pisca

Vento - Mecânica - 03.04.2024

Yamaha Virago 535 laranja com um Ape-hanver de 14 polegadas, customizada pelo Vento/Head Biker Motorcycles.

Fala galera, ontem estava conversando com um brother que possui uma Virago 535 e ele está com um probleminha clássico dessa moto, o relé do pisca parou de funcionar… Pois é, isso seria um problema bem tranquilo de resolver, né? Só trocar ele e pronto. Hum… Nessa moto não é bem assim. Uma característica bem peculiar a Yamaha Virago 535 é o seu famigerado relé de pisca e suas funções acumuladas, sim, foi isso mesmo que você leu. Funções acumuladas.

Esse carinha simpático tem dentro do seu corpo componentes que são responsáveis por diversas tarefas dentro do sistema elétrico da moto, onde ele faz o papel do relé do pisca, mas um auxílio a partida da moto, além de algumas automações, como o desligamento do pisca caso ele seja esquecido ligado (que nem sempre funciona). Então, por essas características o indivíduo tem seu preço compatível com sua complexidade e isso é o problema aqui.

Na época da oficina, eu tive que aplicar em diversas motos um artifício técnico que resolve esse problema de forma simples, baratinho e de forma bem elegante. Essa adaptação consiste basicamente em redirecionar a funcionalidade interna desse relé multi-tarefas para um relé externo, sendo uma solução que se caracteriza como uma substituição do relé de pisca por um novo. Então bora para a adaptação que é bem simples. Você irá precisar de um Relé de Pisca de 12V que possua apenas 2 pinos, tem uns universais que funcionam perfeito e custa uns R$ 20,00 (Bem diferente dos R$ 400,00 do original usado), dois terminais de encaixe fêmeas com luvas (as pecinhas de plástico que cobre os conectores de metal), um alicate de corte, um alicate de bico, um ferro de solda e muita atenção! Bom, vamos lá!

Na moto existem duas bolhas logo abaixo do tanque, certo? Você precisará abrir a bolha do lado esquerdo da moto (imagem 1), pois dentro dele está o nosso famigerado relé. Ele está com seu conector do chicote voltado para baixo (imagem 2). Desacople ele do relé e confira os fios que chegam a esse conector colocando a presilha de encaixe para cima. Agora você verá dois fios com a coloração marrom, onde o fio mais a direita (canto) é inteiro marrom e o outro a esquerda desse fio será um marrom com um filete branco (como na ilustração da imagem 3). Corte esses dois fios bem próximo ao conector para não haver possibilidade desses pedaços de fio encostarem um no outro.

Pronto a parte difícil já foi… Agora vamos a parte de conexão com o novo relé. Você precisará pegar os fios que você acabou de desligar do conector original do relé antigo e irá adicionar os terminais fêmeas, descascando a pronta dos fios, colocando as luvas dos terminais nesses fios antes de tudo, colocar os fios dentro das abraçadeiras do terminal de metal e fixar eles apertando essas abraçadeiras, como capricho você pode dar um pingo de solda nessa ponta do fio ao terminal de metal para garantir boa condutividade e firmeza, mas cuidado para não criar uma bola de ping-pong com o estanho hahahaha. Depois disso, vista os terminais de metal com as luvas de plástico que você inseriu no fio e plugue esses terminais do relé de pisca, onde o fio marrom com filete branco fica no conector L do relé e o inteiro marrom no conector B do relé (Caso o seu relé não possua as inscrições, caso contrário é no teste de qual funcionará hahaha).

Pronto, agora é virar a chave da moto para ligar ele e testar se tudo está funcionando. Seu pisca voltará a piscar como deve ser! Agora acomode esse novo relé dentro da bolha cromada de forma a possibilitar o fechamento desse componente, sem forçar o encaixe e o parafuso de fixação. e o serviço está concluído. Abaixo está um diagrama simples dessa ligação para auxiliar vocês nessa adaptação.

imagem 4: Ilustração de como deve ser feito a adaptação entre o relé original e o novo relé.

Espero ter ajudado, caso tenham dúvidas ou queiram compartilhar sua história com esse infame relé, deixe seu comentário abaixo! Caso queira
saber mais sobre essa motoca e as possibilidades de peças equivalentes que funcionam e já foram testadas por nós, veja o post sobre preças compatíveis para a Yamaha Virago 535, caso já conheça e queira ver como uma 535 fica customizada com um pneu de carro na roda traseira, temos o post Vamos falar sobre pneu traseiro, agora se precisa de um abafador para o escapamento da sua 535, tem esse post aqui sobre abafadores customizados… Temos muitos posts que podem ajudar você com sua moto, e não some não, volte mais porque sempre estamos postando mais dicas e compartilhando experiências que tivemos em nossa antiga oficina… Não conheceu ela? Então fique atento que em breve foi fazer um post para contar sobre a saudosa Head Biker Motorcycles.

É isso pessoal! Abração!

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Vento

Fala Pessoal! Eu sou o Vento, um cara que vem há alguns anos (uns 20+-) tomando chuva na estrada literalmente e figurativamente (hehe). Sou apaixonado por motocicletas customizadas seguindo a velha escola, além da kultura kustom em sí. Já fiz algumas contribuições para a kultura e hoje estou aqui para compartilhar o pouco que sei com vocês! Então cola aí e vamos trocar uma ideia!

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